16 de dez. de 2014

5 Coisas para Fazer Antes de Ir para Faculdade


Você está terminando o ensino médio e não tem certeza do curso que quer fazer ou não quer ir correndo para a faculdade? Saiba que você não está sozinha e isso é super normal. Por isso neste post, daremos algumas dicas do que você de fazer antes de entrar na faculdade:


01. Arranje um emprego: se você nunca teve um emprego antes, por que não agora? Você não vai para a faculdade ainda.. Então não precisa se preocupar com a pressão de trabalhar e estudar ao mesmo tempo (o que só as pessoas que fazem ou já fizeram isso sabem o quanto é difícil). Mesmo que você não seja paga, você vai aprender muitas coisas. Esse primeiro contato com o "mundo dos adultos" te ajuda a cair na real e te ensina a dar valor às coisas e a começar a entender como a vida funciona (e até a valorizar seu pais e tudo o que eles fazem por você). Quem sabe até tentar trabalhar com alguma coisa próxima ao que você realmente quer fazer da vida. Isso pode te mostrar se é isso mesmo o que você quer.

02. Faça um intercâmbio: por que não viajar para um país diferente por algumas semanas ou até meses, conhecer novas culturas, novas pessoas, viver experiências e até aprender um pouco mais sobre si mesma? Se você já é maior de idade, pode fazer um Working Experience (que te permite trabalhar e estudar ao mesmo tempo), um AuPair (no qual você trabalha como babysitter em casas de família) ou simplesmente ir fazer um curso de alguma língua estrangeira em seu país nativo. De qualquer forma, é uma experiência que lhe dá uma bagagem que ninguém vai conseguir tirar.

03. Faça algum curso profissionalizante: aproveite esse período sabático para entender um pouco mais sobre o curso que você quer fazer, ou de repente, descobrir o que você quer fazer. Cursos de curto prazo como os oferecidos pelo Pet Cursos, por exemplo, são ótimos para quem quer aperfeiçoar suas habilidades sem compromisso. De repente um curso de informática, ou fotografia ou de alguma língua estrangeira (além do inglês) podem incrementar seu currículo e preencher seu tempo com novidades e coisas boas.

04. Faça uma viajem: se você trabalhou e foi economizando dinheiro no ensino médio, ou simplesmente foi guardando sua mesada embaixo do colchão, talvez esse seja seu momento de chutar o balde e torrar todas as suas economias. Ok, não precisa "torrar tudo", pode ser só uma parte haha. E vamos gastá-las com consciência e com coisas boas. Talvez ir para um país diferente que você jamais pensou em visitar, mochilar pela Europa com alguns amigos, conhecer algumas das sete maravilhas do mundo (nem que seja o Cristo Redentor), mas sair um pouco da sua zona de conforto e viver uma aventura pelo menos uma vez depois de anos presa na rotina incansável de casa-escola, escola-casa.

05. Descubra o que você gosta: é totalmente normal não ter certeza da profissão que você quer seguir. Você é jovem, acabou de se formar na escola e não tem obrigação nenhum a de ter certeza absoluta do que você quer fazer pelo resto da vida. Nós estamos em constante mudança, talvez daqui a 5 anos não gostemos mais do que gostamos hoje. Portanto, tire um tempo para pensar no que você realmente gosta de fazer, porque trabalhar com alguma coisa só por dinheiro ou só porque é o que seus pais querem que você faça, acredite, é a pior decisão que você tomará na sua vida.


Quer tirar um semestre ou dois para esfriar a cabeça depois de 11 anos de escola? Isso é ótimo, só tente não ficar completamente inerte durante todo esse tempo. Tire um período para descansar, mas procure fazer outras coisas. Faça algum curso, trabalhe, faça uma viajem de auto-conhecimento.. Algumas das pessoas mais realizadas profissionalmente descobrem sua vocação aos 30 ou 40 anos.. Isso não tem problema nenhum, é claro. Mas você não vai querer fazer o curso que você odeia só porque seus pais querem, ou porque é o mais fácil ou viável no momento, ou porque você tem medo de ficar sozinha e para traz com todos os seus amigos indo para a faculdade menos você. Lembre-se: é a SUA vida. Crescer dói, mas é preciso, e agente vai aprendendo aos pouquinhos com um passo de cada vez. E você, já decidiu o quais serão seus planos para o futuro?

2 comentários:

  1. Post legal. Quando sai do ensino médio fui direto pra faculdade. Me arrependo de não ter feito um técnico antes porque arrumar um emprego no mesmo ramo do curso da faculdade sem experiência e cursos técnicos é um pouco complicado. Mas fico notando que as pessoas que formaram ensino médio comigo e foram direto trabalhar, hoje elas tem dificuldades de voltar a estudar. É preciso ter muita força de vontade.

    Beijos! ♥
    Laísa Guimarães | @laisagss | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Laísa , devemos nos preparar para enfrentar essa nova etapa de nossas vidas ... Adoramos seu comentário ! Beijoes :*

      Excluir